Visando a prevenção da ocorrência de queimadas e desmatamento, a Serabi realizou neste mês uma campanha de reflorestamento e conscientização acerca de queimadas. O evento ocorreu na comunidade Jardim do Ouro.
A ação contou com a entrega de panfletos e colagem de cartazes, além de um bate-papo com a população e colaboradores sobre os temas.
QUEIMADAS
Você sabia que as queimadas e os incêndios florestais contribuem para a emissão de poluentes que podem resultar em efeitos diretos e indiretos à saúde humana e ao meio ambiente?
A inalação da fumaça das queimadas e dos incêndios florestais aumenta os riscos de infecções respiratórias agudas, especialmente nas crianças e nos idosos. Para evitar, separamos algumas dicas:
- Nunca queime o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação;
- Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas;
- Evite queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação. Procure alternativas sustentáveis para esta ação;
- Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e fique atento(a) a qualquer surgimento de queimada;
- Mantenha limpa a sua propriedade na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.
Vale reforçar que as queimadas são mais propensas de acontecer no período do verão amazônico, entre os meses de agosto a novembro, quando o clima e a vegetação estão mais secos.
REFLORESTAMENTO
O reflorestamento é a técnica de formar novas florestas em áreas que foram desmatadas. Essa prática é realizada em áreas que não possuem mais capacidade de regeneração natural da vegetação nativa. A ação do reflorestamento contribui para a saúde do solo de diversas maneiras:
- É um habitat para microrganismos do solo que participam na decomposição, aumentando a fertilidade da terra;
- As folhas e ramos caídos formam matéria orgânica;
- As árvores impedem a erosão e os deslizamentos de terra;
- Reduzindo os escoamentos de água, as árvores conservam os nutrientes no solo.
Em cada área a ser reflorestada, a escolha das espécies corretas é essencial para o processo de regeneração, sempre de acordo com a finalidade do plantio e região climática.
Comments