Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, data celebrada neste 07 de abril, colaboradores da mina Palito, da Serabi Gold, foram convidados para participar de uma roda de conversa e dialogar sobre a temática deste ano proposta pela Organização Mundial da Saúde – OMS: “Nosso planeta, nossa saúde”.
Para a médica do trabalho, Eliane Maria Lobato Felipe, a ideia da ação foi a de mostrar para a comunidade que a saúde é um valor para a empresa. “A gente quer lembrar isso a todo momento, e nesta data, que é o 07 de abril, tivemos a ideia de nos fazer presente de uma forma especial. Trouxemos um brinde para nossos colaboradores com a intenção tanto de fazê-los ingerir mais água, pois sabemos a importância disso, quanto para reduzir o uso dos copos descartáveis e assim, minimizar os impactos no meio ambiente”, explicou a médica.
Os colaboradores, de todas as minas, não apenas da Palito, receberam copos individuais para estimular a substituição dos copos descartáveis. Para Alex Allan Pereira, técnico em segurança, a ação é importante para a conscientização na redução da geração de resíduos. “Essa ação traz para os colaboradores da empresa um lembrete diário sobre cuidar da saúde, com a ingestão de água e consequentemente a diminuição de lixo produzido com o uso dos copos que nos foram dados”, contou.
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). O plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados das Organizações das Nações Unidas, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.
“Conseguimos unir, nesta ação, duas bandeiras importantes para nossa empresa, que são: saúde e meio ambiente. Divulgar sobre a importância da ingestão de água e redução dos resíduos gerados com a utilização dos copos descartáveis, por exemplo, é uma premissa de nossa empresa. Precisamos debater temas como esses sempre que possível, pois a saúde, o meio ambiente e o planeta, agradecem”, finaliza Andreya Teixeira, coordenadora de segurança, saúde e meio ambiente.
Comentários