Na última semana, o Grupo Serabi Gold realizou ação de recolhimento de mais de 100 animais abandonados na comunidade São Chico, em Itaituba. A mineradora solicitou apoio da ong O sol nasce para todos e da prefeitura do município para o resgate de cães e gatos do local.
O Gerente Executivo de Sustentabilidade da empresa, Artur Alves, explicou a importância da ação. “O cuidado social da Serabi nos levou a entrar em contato com a ong. Afinal, eram animais em situação de vulnerabilidade, além de potenciais vetores de transmissão de doenças para a comunidade. O objetivo era que cada animal fosse medicado, cuidado e disponibilizados para adoção”, disse.
Bruno Rolim é Secretário de Meio Ambiente de Itaituba e ressaltou que os animais abandonados estavam ocasionando problemas para comunidade. “Essa ação da Serabi junto com a ONG e o apoio da prefeitura municipal de Itaituba foi de extrema importância, pois evita casos de zoonoses e oferece a oportunidade desses animais terem um lar digno”, explicou.
O médico veterinário, Italo Prado Custódio, é presidente da ong e contou quais tratamentos foram realizados nos cães e gatos. “Esses animais foram consultados, examinados, medicados e depois disponibilizados para adoção. E está fazendo muito sucesso, já foram adotados alguns e as pessoas continuam procurando a gente para adotar mais”, destacou.
“Para nós foi um ato histórico, que trouxe muito benefícios, porque com o resgate desses cães e gatos daqui, conseguimos evitar a transmissão de certo tipos de doença para nós da comunidade. Além do fato desses animais, que estavam abandonados, serem melhor tratados”, disse o presidente da comunidade de São Chico, Abelardo Forte.
Comentários