A Serabi Gold celebra nesta semana, a conquista da certificação de produção responsável e rastreabilidade do ouro com o Selo Amarelo. Esse selo é concedido de acordo com o cumprimento de alguns requisitos avaliados por uma rígida auditoria realizada de forma presencial em nossas minas. Nós somos pioneiros em receber essa certificação no estado do Pará.
O selo foi concedido pela Certimine com intermediação da North Star Refino, que opera na região Norte.
A certificação faz parte de um memorando de entendimento fechado entre a North Star, o governo do Pará e mineradoras que operam no estado. O objetivo é garantir que a produção de ouro siga padrões internacionais de produção, refino e comercialização de ouro.
"Estamos na região do Tapajós, no Pará, local bastante conhecido pelo garimpo ilegal. Entendemos a certificação como uma oportunidade de mostrar que a nossa mineração é correta", afirma a gerente de exportação da Serabi, Jacqueline Scotton. Ainda de acordo com a gerente, a empresa produz até 40 mil onças (1,1 tonelada) por ano de ouro.
"O nosso mercado passa por um momento muito difícil, de muita ilegalidade na atividade. Entendemos que temos responsabilidade de criar um processo que dê mais segurança jurídica para nós e mostre que existem mineradoras extremamente sérias trabalhando no país. Queremos separar o joio do trigo", destaca o CEO da North Star, Maurício Gaioti.
Blockchain
O sistema de certificação em blockchain foi desenvolvido pela startup brasileira Minery. São avaliados mais de 70 parâmetros de condições operacionais, de trabalho, ambientais e de segurança. Alguns exemplos são presença de trabalho infantil, trabalho análogo à escravidão, impacto ambiental.
Os dados são coletados em visitas de campo e inseridos em blockchain para que não haja risco de violação de dados, promovendo, portanto, a rastreabilidade da produção do ouro.
A Serabi comemora essa conquista e reafirma seu posicionamento como uma das maiores mineradoras da região atuando há mais de 20 anos na Amazônia legal. Prezando pela segurança de seus colaboradores e acompanhando o que há de mais tecnológico no segmento.
Comments