A Serabi, em parceria com a escola Liceu Mestre José Raimundo, promoveu o curso de Ourivesaria Básica na cidade de Novo Progresso (PA). Com carga horária de 40 horas e entrega de certificado, a capacitação combinou aulas teóricas e práticas em um laboratório que reproduzia o ambiente real de trabalho de um ourives, dotado de todos os equipamentos, ferramentas individuais e coletivas, bem como apostilas com conteúdo teórico e tutoriais para auxiliar o aprendizado dos alunos.
A mineradora sabe a importância de estimular as comunidades ligadas ao entorno de seus projetos com cursos de capacitação e fomento de mão-de-obra. “Pudemos perceber que iniciativas como essas fazem a diferença na comunidade. Os alunos estavam empolgados em começar o curso e ansiosos em aprender. Isso trouxe um resultado maravilhoso ao final”, conta a Analista de Relações Sociais da Serabi Janaína Borges.
A Diretora Executiva do Liceu, Maria Paixão, explica que o projeto é o resultado de um sonho antigo combinado com muito trabalho em conjunto. “Considerando o potencial mineral do município de Novo Progresso, essa parceria entre a Serabi e o Liceu mestre José Raimundo foi muito importante para a comunidade de Novo Progresso, pois os jovens tiveram a oportunidade de aprender uma profissão nova e também o contato com as possibilidades de mercado de trabalho”, disse.
Nesta oficina, os alunos receberam feedbacks individualizados, além de discutir e entender como suas habilidades poderiam ser desenvolvidas, não somente ao longo do curso, mas também na futura profissão. “Sou de Itaituba, fiquei sabendo do curso através do meu irmão. Uma das partes que mais gostei foi aprender sobre a organização do lixo produzido pelas bancadas, assim como o comportamento ético profissional esperado de um ourives”, conta o fabricante de joias Hilton Fontenelle.
A empresária Reisi Liao reside em Novo Progresso e ficou sabendo do curso através das redes sociais e logo se interessou em participar para aperfeiçoar seus conhecimentos, pois ela trabalha no ramo de vendas de joias. “Pude aprender sobre o manuseio de ferramentas, ligas para a mistura dos metais, limpezas, polimentos e o início de como se começar a fazer uma joia. Sem dúvida foi muito proveitoso”, explica.
A Serabi fica muito satisfeita com o sucesso desta iniciativa!
Gostaria de fazer parte dessa história, Serabi Gold !!