Durante o último mês, a Serabi Gold retornou com os encontros do RH na Área e debateu a campanha Setembro Amarelo junto aos colaboradores de cada mina.
O objetivo foi a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Apesar de o "tabu" ser menor atualmente, ainda há obstáculos que dificultam que a pauta seja efetiva e produza bons resultados na sociedade.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, no Brasil foram registrados cerca de 12,9 mil suicídios no ano de 2020. E, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), grande parte dos casos, cerca de 96,8%, estão relacionados a transtornos mentais.
São diversos os motivos que podem desencadear doenças psiquiátricas. Vejam algumas:
- Falta de motivação;
- Alterações de sono;
- Tristeza;
- Uso de substâncias psicoativas, como álcool e drogas.
Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte após acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens de 15 a 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens, ficando atrás dos acidentes de trânsito.
Durante o encontro com nossos colaboradores, abordamos sobre a campanha, a importância de manter um diálogo em torno do tema, além de orientação quanto aos sinais de alerta e as maneiras de se obter e oferecer ajuda.
A cada encontro do RH na Área, abordamos temas relevantes e com conteúdo rico para desenvolvimento profissional e pessoal.
Comentarios